sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Rockstar e a origem do metal.




É muito bacana ver um assunto complexo como esse abordado de uma maneira tão criativa.Foi isso que Jane Gregorio-Hetem (IAG/USP) e Annibal Hetem Jr. (UFABC), com o projeto gráfico e ilustrações de Marlon Tenório fizeram com muita competência.
Aqui vai o texto feito por eles para explicar o vídeo:

Numa bela tarde depois de uma aula de química, um jovem roqueiro percebeu que o ferro presente no aço - que está nas cordas de sua guitarra - deve ser o mesmo ferro presente nas células de seu sangue. 
Essa ideia despertou nele a curiosidade sobre a origem desse elemento químico. Certamente a resposta mais imediata é a do minério de ferro, que se encontra no interior da Terra.
Mas como o átomo de ferro foi formado? E como se instalou por aqui?


             Rockstar e a origem do metal


vi no sedentário e hiperativo
                                               
Todo átomo em seu corpo veio de uma estrela que explodiu. E os átomos em sua mão esquerda provavelmente vieram de uma estrela diferente daqueles em sua mão direita. É realmente a coisa mais poética que conheço sobre a física: Vocês são todos poeira de estrelas. Não poderiam estar aqui se estrelas não tivessem explodido, porque os elementos – o carbono, nitrogênio, oxigênio, ferro e todas as coisas que importam para a evolução e a para a vida – não foram criados no início dos tempos. Eles foram criados nas fornalhas nucleares de estrelas, e a única forma deles formarem seu corpo é se essas estrelas forem gentis o bastante para explodir. (…) As estrelas morreram para que você estivesse aqui hoje”. — Lawrence M. Krauss, físico


vi no sedentário e hiperativo



Um comentário:

comente...