O senhor Charles Edward Anderson Berry, popularmente conhecido como Chuck Berry surpreendeu o mundo ao anunciar um novo álbum no último dia 18 em que completou 90 anos de idade. A celebração do aniversário veio com a notícia de que o novo disco do guitarrista, chamado apenas de Chuck, chegará às lojas em 2017 por meio da gravadora Dualtone Records.
Trata-se do primeiro álbum de Berry desde o lançamento de Rock It, que saiu em 1979. Ou seja, o material inédito criado, gravado e produzido pelo guitarrista, será o primeiro lançado por ele em 39 anos quando estiver disponível nas prateleiras.
O famosíssimo “duck walk” que usava nos palcos quando ainda tinha físico para imitar o andar de um pato enquanto tocava guitarra |
Um dos pilares do surgimento do Rock And Roll foi ele quem influenciou os grandes nomes do gênero como Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Animals e Eric Clapton, entre outros.
O guitarrista dos Stones, Keith Richards, por exemplo, foi fortemente influenciado chegando a admitir ter copiado todos os acordes, além de muitos dos riffs do Pai do Rock and Roll.
Trata-se de um ícone vivo, um modelo de lenda criado por ele mesmo a partir do início dos anos 50 em uma sociedade incrivelmente racista e capitalista, que sempre foi marcada pela prioridade do consumo. Tinha tudo para dar errado, mas deu certo. Berry podia ser tudo, menos idiota.
Para convencer a sociedade branca e ganancioso como ele só, Berry sabia que os brancos lhe dariam o dinheiro caso comprasse a sua idéia de “miscigenação musical” e assim Berry uniu o Blues ao Country e com essa linguagem própria ele conquistou a garotada com canções sensacionais - “Johnny B. Goode”, “Roll Over Beethoven”, “Maybellene”, “Sweet Little Sixteen
Chuck Berry - Roll Over Beethoven
Chuck Berry - Johnny B. Goode
Fica aqui a nossa pequena homenagem a mais essa lenda viva que merece todas as homenagens daqueles que gostam de boa música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente...