segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Koko Taylor ft. Little Walter - Wang Dang Doodle

Caros Leitores,
Koko Taylor cujo verdadeiro nome é Cora Walton, nasceu a 28 de Setembro de 1935, em Shelby County, Tennessee, EUA.Popularmente conhecida como “Queen of the Blues” pela sua voz áspera e poderosa com um timbre bem “blueseiro”!

Taylor mudou-se para Chicago em 1954 e pouco depois já estava cantando blues em clubes noturnos. Em 1965 grava o primeiro grande sucesso:”Wang Dang Doodle” que atinge a marca de um milhão de cópias vendidas.

Diversos shows por todo o país no final dos anos 60 e início dos 70 espalham a sua popularidade por todos os Estados Unidos. Em 1975 assina contrato com a Alligator Records para quem grava desde então mais de uma dúzia de álbuns, muitos deles indicados ao Grammy e domina o cenário das cantoras de blues ganhando 25 “W. C. Handy Awards” (mais do que qualquer outro artista!).
Depois de se recuperar de um grave acidente de carro em 1989, participa de alguns filmes (Blues Brothers 2000, é um deles)
A influência de Koko Taylor faz-se sentir em cantoras como Bonnie Raitt, Shemekia Copeland, Janis Joplin, Shannon Curfman, e Susan Tedeschi.

Sua ultima apresentação foi em 7 de Maio de 2009 no Blues Music Awards.

Koko morreu em 3 de Junho de 2009 depois de complicações numa cirurgia gastrointestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...