terça-feira, 31 de maio de 2011

Siouxsie & The Banshees e os Movimentos Musicais do ABC PAULISTA

Caros leitores do Vitrola.
Eu comecei essa noite revirando o baú aqui em casa e encontrei mais uma banda que fez bastante sucesso no final da década de 80 e começo dos 90 aqui no Brasil.O Siouxsie & The Banshees.
Nessa época no ABC Paulista existia um movimento vindo da Inglaterra chamados de rock gótico,os famosos Góticos.
Esses movimentos musico-culturais sempre afloram aqui em Santo André antes do resto do País.Principalmente movimentos vindos da Inglaterra como o MOB,O PUNK,O GÓTICO,entre outros.
Acho que isso acontece graças a semelhança entre a periferia de Londres e o ABC Paulista onde é tudo meio cinza,cheio de indústrias,poluído,frio e molhado graças a garoa caracterista dos dois lugares.
Isso deve criar em seus habitantes angustias,dúvidas e sentimentos parecidos,fazendo com que tenham um interesse em comum que se traduz nas músicas produzidas e consumidas em ambos os lugares.
O Siouxsie & The Banshees fez parte desse movimento como uma das mais famosas bandas do chamado GÓTICO.

O ABC Paulista ainda segue com a sua tradição de "berço de movimentos musicais",sejam eles bons ou ruins.Hoje o que está aí é o Funk,O Emo e o Rock colorido que reinam entre os jovens.É só passar na porta do ABC Shopping Sábado de tarde e dar uma olhada na galerinha.

Cada movimento musical reflete as necessidades dos jovens de suas respectivas épocas.O que acontece hoje com a falta de movimentos musicais interessantes entre os jovens é que a maioria deles não tem mais necessidades materiais básicas e não precisam lutar contra nenhuma ditadura ou governo repressor que são matérias primas básicas  para o nascimento de qualquer movimento de protesto ,eles tem apenas necessidades emocionais que são cada vez mais evidentes,por isso estão cada vez mais carentes e o EMO reflete bem isso.Acho que também não devem ser julgados ou ridicularizados,eles só refletem suas necessidades e a sociedade em que vivem nos dias de hoje.Infelizmente.

Quem foi adolescente na década de 90 curtiu muito esse som do Siouxsie & The Banshees.

                                                          
                                        ***
                              Pensa diferente?
                     Então deixe seu comentário.

Um comentário:

comente...