sexta-feira, 2 de maio de 2014

Siouxsie & The Banshees e os movimentos musicais no ABC Paulista.


Eu comecei essa noite revirando o baú aqui em casa e encontrei mais uma banda que fez bastante sucesso no final da década de 80 e começo dos 90 aqui no Brasil.O Siouxsie & The Banshees.
Na época em que a banda surgiu no ABC Paulista existia um movimento vindo da Inglaterra chamado de rock gótico,os famosos Góticos.
Esses movimentos culturais sempre afloram aqui em Santo André antes do resto do País,principalmente movimentos vindos da Inglaterra como o MOB,O PUNK,O GÓTICO,entre outros.
Acho que isso acontece graças a semelhança entre a periferia de Londres e o ABC Paulista onde é tudo meio cinza,cheio de indústrias,poluído,frio e molhado graças a garoa caracterista dos dois lugares.
Isso deve criar em seus habitantes angustias,dúvidas e sentimentos parecidos,fazendo com que tenham interesses em comum que se traduz nas músicas produzidas e consumidas em ambos os lugares.

ABC Paulista ainda segue com a sua tradição de "berço de movimentos musicais",sejam eles bons ou ruins.Hoje o que está aí é o Funk,O Emo e o Rock colorido que reinam entre os jovens.É só passar na porta do ABC Shopping Sábado de tarde e dar uma olhada na galerinha.

Cada movimento musical reflete as necessidades dos jovens de suas respectivas épocas.O que acontece hoje com a falta de movimentos musicais interessantes entre os jovens é que a maioria deles não tem mais necessidades materiais básicas e não precisam lutar contra nenhuma ditadura ou governo repressor que são matérias primas básicas  para o nascimento de qualquer movimento de protesto ,eles tem apenas necessidades emocionais que são cada vez mais evidentes,por isso estão cada vez mais carentes e o EMO reflete bem isso.Acho que também não devem ser julgados ou ridicularizados,eles só refletem suas necessidades e a sociedade em que vivem nos dias de hoje.Infelizmente.

                Siouxsie & The Banshees - Cities In Dust



                                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...